Oficina do projeto Nexus CNPq Caatinga sobre segurança alimentar no município de Forquilha – CE

Como atividades do projeto ‘Nexus CNPq Caatinga’, foram realizadas nos dias 30, 31 de agosto e 01 de setembro de 2018, intervenções no município de Forquilha, Ceará com o enfoque na segurança alimentar da comunidade residente. A equipe de colaboradores do projeto foram distribuídas em três localidades, sendo elas a sede municipal no sindicato dos trabalhadores, na comunidade de São Lourenço e na comunidade de Trapiá realizando atividades diversas.

Atividades do dia 30 de agosto:

No sindicato dos trabalhadores foi realizado uma atividade com a população sobre a higiene e segurança alimentar  com o objetivo de alertar a importância da compreensão da segurança dos alimentos, de forma com que a população incluam no seu cotidiano, hábitos que zelem pela sua saúde através das oficinas realizadas com aulas expositivas,  ilustrações, videos e dinâmica. A oficina na referida data foi ministrada pela Prof. Dr. Anna Erika F. Lima, do IFCE de Fortaleza juntamente com a Prof. Dr Adryane Gorayeb Nogueira Caetano do departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará.

Concomitantemente a essa atividade, foram realizadas oficinas nas escolas da comunidade de São Lourenço e Trapiá com a abordagem da educação nutricional com o objetivo de demonstrar a importância da alimentação saudável e implementar essas atividades no cotidiano dos jovens.

Nas oficinas, foram realizados, a priori, um momento introdutório sobre os conceitos de educação alimentar e uma conversa com os jovens para compreender como está a alimentação deles, seguido de uma abordagem sobre as doenças causadas pela ingestão de alimentos mau lavados ou o excesso de alimentos gordurosos e processados e como fazer a prevenção dessas doenças. Por fim, uma dinâmica foi realizada sobre a pirâmide alimentar, na qual os jovens montaram essa pirâmide de acordo com o conteúdo abordado e seu entendimento sobre o assunto.

Atividades do dia 31 de agosto