Mapas do cotidiano: princípios, práticas e saberes tradicionais na contrução da nova cartografia

APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA

A Nova Cartografia Social, iniciada na Amazônia e atualmente desenvolvida em diversas regiões do Brasil, é o reconhecimento das expressões culturais e territoriais dos povos tradicionais, por meio da construção coletiva de mapas que expressam a realidade de seu cotidiano. A construção social dos mapas e a delimitação de seus territórios, através da utilização de tecnologias cartográficas avançadas (como GPS, softwares SIG e CAD) possibilitam que quilombolas, indígenas, ribeirinhos, pescadores e outros povos construam a base cartográfica de seu próprio território, se apropriem da técnica de geração de mapas e, com isso,se instrumentalizem para uma possível mudança de postura frente a sua realidade socioambiental. Assim, esta Nova Cartografia, que possui um forte viés político, é um meio poderoso de mudança social para diversos povos que hoje estão com seus territórios em risco, seja pela especulação imobiliária, expansão do tursimo de massa, grilagem ou mesmo crescimento urbana. Neste sentido, a executação do presente projeto irá contribuir para a formação de diversas comunidades tradicionais (do estado do Ceará e de outros estados onde existam projetos vinculados), assim como dos docentes e discentes que participam efetivamente de suas atividades.

OBJETIVOS GERAIS

Realizar oficinas, mini-cursos e cursos de cartografia para povos tradicionais como forma de instrumentalizá-los para o mapeamento e a delimitação de seus territórios.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Fazer capacitações internas com os docentes, bolsistas e voluntários do projeto, de modo a nivelar os conhecimentos cartográficos do grupo; Planejar as oficinas, mini-cursos e cursos a serem ministrados nas comunidades, por meio da construção de slides em powerpoint, elaboração de material de apoio impresso e em CD-Rom, elaboração de transparências para retroprojetor e organização de mapas, cartas e fotoimagens impressas; Ministrar ações educativas conforme a demanda, dando preferência a povos tradicionais como quilombolas, indígenas, pescadores e ribeirinhos; Adequar cada ação educativa conforme as necessidades dos grupos que solicitam, com hora/aula, materiais e atividades de acordo com as realidades locais.

METODOLOGIA

Inicialmente, será realizado um levantamento bibliográfico e cartográfico sobre os conceitos e fundamentos da Nova Cartografia e as técnicas utilizadas pela cartografia para o mapeamento básico e temático de territórios. Após, serão realizadas oficinas internas de estudo e planejamento com os integrantes do projeto, em que serão socializados os conhecimentos teóricos e práticos da cartografia. Em um terceiro momento, serão produzidos materiais didáticos que subsidiarão as ações educativas, por meio da organização das aulas teóricas, das atividades práticas e das exposições de instrumentos e softwares cartográficos. Finalmente, o planejamento didático e os recursos de ensino serão adequados conforme a demanda de cada comunidade assistida pelo projeto.

 


COORDENADORES
Adryane Gorayeb
E-mail: adryanegorayeb@yahoo.com.br
Jeovah Meireles
E-mail: meireles@ufc.br