Contribuições para elaboração de estratégias de convivência com o semiárido nas comunidades rurais da bacia de drenagem do Açude Forquilha, Município de Forquilha-CearáBrasil

APRESENTAÇÃO / JUSTIFICATIVA

A pesquisa e as atividades extensionistas a serem realizadas mostram-se essenciais e de grande urgência, haja visto as problemáticas causados aos recursos hídricos pelas atividades antropicas aliada as adversidades climáticas como o período de estiagem (2012 a 2016) que se vive atualmente no Nordeste brasileiro, que talvez seja a maior seca já registrada na historia do semiárido cearense, implicado não somente na degradação da natureza, mas também na qualidade de vida e no modo de produção do sertanejo, com diminuição na produção econômica levando este a estado de pobreza. Quanto aos níveis acadêmicos, a pesquisa pretende formar estudantes pesquisadores na área da análise ambiental contribuindo com dados científicos na produção dos resultados além da formação de um banco de dados a cerca da temática.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver ações de pesquisa e extensão em comunidades rurais assentadas na bacia de drenagem do Açude Forquilha através da elaboração de estratégias e práticas de convivência com o semiárido, integrando metodologias relacionadas ao desenvolvimento de Tecnologias Sociais, com foco no monitoramento da qualidade da água e no acesso a este recurso de forma segura em termos de qualidade e quantidade pelo agregado familiar, a fim de contribuir com o enfrentamento das adversidades climáticas, buscando potencializar melhorias na qualidade de vida da população local, viabilizando a gestão racional dos recursos naturais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Promover o intercambio de conhecimentos tradicionais populares e científicos entre comunidade e representantes da universidade, buscando a melhor compreensão da realidade local e potencializando a elaboração de propostas de estratégias e ações de convivência com o semiárido. b) Caracterizar a gestão dos recursos hídricos, como ela se formou e como está organizada atualmente e verificar a estrutura do abastecimento da água doméstica identificando os setores públicos e privados que participam desse abastecimento. c) Realizar atividades didáticas, como palestras e oficinas, para promoção da educação ambiental junto às comunidades locais, com a abordagem de temas relacionados ao semiárido (características geoambientais, recursos hídricos, degradação ambiental), Política Nacional dos Recursos Hídricos, qualidade da água, dentre outras, visando a capacitação para o reconhecimento e monitoramento do meio ambiente e seus recursos naturais. d) Utilizar recursos cartográficos, de geoprocessamento e tecnologias da geoinformação para abordar as características espaciais locais, potencializando a aprendizagem das comunidades sobre o meio ambiente no semiárido, utilizando de imagens de satélite e fotografia aéreas. e) Continuar o monitoramento da qualidade da água realizados pelos alunos da escola pública dos diversos pontos de abastecimento humano na cidade. f) Utilizar a fotografia como metodologia para auxiliar na compreensão sobre a insegurança e segurança hídrica do município Forquilha – Ceará. g) Aplicar questionários sobre segurança hídrica no agregado familiar nas comunidades assentadas na bacia de drenagem do açude Forquilha no segundo semestre de 2019 afim de comparar a estação seca com a chuvosa, vale ressaltar que já tem-se 300 questionários acerca da segurança hídrica na estação chuvosa. h) Elaborar relatório final com conteúdo baseado na descrição detalhada das atividades de extensão desenvolvidas e produtos técnicos obtidos.

METODOLOGIA

Muitas atividades já estão consolidadas como o diagnóstico ambiental onde identificou-se as problemáticas, fragilidade e potencialidade do ambiente; a caracterização geoambiental da bacia e o mapeamento e analise dos componentes socioambientais da área. Será dada continuidade a realização de oficinas e palestras orientada por uma metodologia transformadora de convivência com o semiárido baseando-se numa perspectiva de tomada de consciência para a fundamentação de uma ação crítica, reflexiva e inovadora. Desse modo, será dada preferência à formação de agentes multiplicadores nas próprias comunidades, através de palestras, cursos e oficinas, permitindo uma difusão mais ampla dos conhecimentos assimilados durante a efetivação das ações educativas. As atividades serão realizadas com carga horária de no máximo 4 horas abordando as temáticas: Educação Ambiental; Água e degradação ambiental no semiárido; Convivência; Insegurança Hídrica.


COORDENADORES
Jader de Oliveira Santos
E-mail: jader.santos@gmail.com
Adryane Gorayeb
E-mail: adryanegorayeb@yahoo.com.br