Análise socioambiental da implantação de parques eólicos no Nordeste: perspectivas para a sustentabilidade da geração de energia renovável no Brasil

Aprovado no edital 01/2016 do Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (PRONEM) promovido pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Funcap) em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o projeto intitulado ‘Análise socioambiental da implantação de parques eólicos no Nordeste: perspectivas para a sustentabilidade da geração de energia renovável no Brasil’ é coordenado pela Prof. Dra. Elisa Zanella, contando também com uma equipe principal de pesquisadores: Adryane Gorayeb, Christian Brannstrom, Jader Santos, Jeovah Meireles, Christian Dennys, Alexandre Queiroz, Eustógio Dantas, Edson Vicente, e como colaboradores Luiz Alberto Ribeiro (professor da UFCA) e Rodrigo Guimarães (professor da UFRN).

O projeto busca analisar os impactos socioambientais decorrentes da implantação de parques eólicos nos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte, partindo da quantificação e da qualificação das alterações na paisagem natural, bem como da percepção social das comunidades, além de capacitar pesquisadores da graduação e da pós-graduação e incrementar o aporte de equipamentos e softwares do Departamento de Geografia – UFC. Dentre os procedimentos da pesquisa: caracterização dos níveis de fragilidade ambiental; análise da dinâmica dos campos dunares; identificação do nível de interferência na recarga do lençol freático; análise das alterações locais e microclimáticas; e aplicação de entrevistas semi-estruturadas e questionários para medir as percepções sociais e os modos de vida nas comunidades e identificar os riscos das populações impactadas.

A pesquisa é desenvolvida pela Universidade Federal do Ceará – UFC em parceria com outras universidades e centros de pesquisas, dentre eles a Universidade Federal do Cariri – UFCA, a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, e a Texas A&M University, nos Estados Unidos.

O PRONEM tem o objetivo de apoiar a execução de projetos de pesquisa oriundos de grupos de pesquisa emergentes com o intuito de estimular o desenvolvimento de novos núcleos de excelência científica e tecnológica.